Revolução Industrial - Caracterização Periódica.

A Revolução Industrial foi um marco histórico que ocorreu no começo do século XVIII, caracterizado por ser um período de intensas transformações socioeconômicas.


Ocorreu através do acúmulo de capitais obtidos entre os séculos XVII e XVIII pela Inglaterra, favorecido pelo ataque aos navios espanhóis, que transportavam metais preciosos, por parte da Coroa Britânica, pela assinatura do Ato de Navegação em 1651, do Tratado de Methuen com Portugal em 1703 e pelas práticas protecionistas, contrárias ao liberalismo econômico burguês.


A partir do século XVII, com a realização dos cercamentos, houve o surgimento de um grande número de camponeses desempregados que originaram e constituíram, por consequência, o êxodo rural e o proletariado.


Investindo os seus lucros nos meios científicos, a burguesia inglesa os utilizou para o desenvolvimento de novas técnicas, aumentando a sua produtividade, secundarizando a produção artesanal, originando as manufaturas, caracterizadas pela divisão de trabalho e a mecanização e ocasionando na criação de importantes e significativos inventos, como a máquina de fiar e a máquina a vapor.


Desde a primeira Revolução Industrial, havia a presença dominante de duas classes sociais: o proletariado e os empresários industriais. Por constituírem uma mão de obra barata, os proprietários dos meios de produção empregavam especialmente as mulheres e crianças, que trabalhavam cerca de 15 horas por dia nas linhas de montagem.


No final do século XVIII, houve o surgimento de organizações operárias, conhecidas como movimentos ludistas, devido ao seu provável líder Ludd, em busca de melhores condições de trabalho, duramente reprimidas pelo governo e pelos industriais. Como consequência da industrialização e do êxodo rural, houve a intensificação da urbanização.


Considerando as nações envolvidas, a Revolução Industrial esteve classificada em três etapas, ambas denominadas respectivamente, como: Primeira, Segunda, e Terceira Revoluções Industriais, porém, como o observado, inicialmente, vamos destacar a Primeira Revolução Industrial, entre 1760 a 1860. Com a finalidade de justificar a sociedade industrial capitalista neste período, acarretaram em importantes teorias sociopolíticas, destacando-se o socialismo.



A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, caracterizada pela mecanização dos sistemas de produção, enquanto na Idade Média, o artesanato era a forma de produzir mais utilizada. Xilogravura de E. Zimmer.



Meninas e mulheres em fábrica de algodão em 1835. Autor desconhecido.




Londres, capital da Inglaterra e berço da Revolução Industrial em 1900.



Para saber mais...

·         Vídeos

Coração de cristal (ALE, 1976). 97´. Dir. Werner Herzog.

Metrópolis (ALE, 1926). 90´. Dir. Fritz Lang.

Tempos Modernos (EUA, 1936). 85´. Dir. Charles Chaplin.

·         Livros

Francisco M.P Teixeira. Revolução Industrial. São Paulo, Ática, 1995.

VINYOLI, Joan, Albert. O grande livro de histórias de piratas e corsários. São Paulo: Editora Ciranda Cultural, 2010.

·         Jogo















Comentários

Postagens mais visitadas